Veja como e porque contratar um Advogado

O advogado é o profissional responsável por representar pessoas físicas ou jurídicas perante um tribunal. Essa profissão possui diversos tipos de especializações. Por isso existe um advogado para cada caso específico: vara da família, previdenciário, criminalista e etc.

O advogado criminalista, por sua vez, é responsável por atuar na defesa de uma pessoa que for suspeita, acusada ou investigada em relação a um delito criminal. Dessa forma, esse profissional faz a mediação entre a justiça e a pessoa acusada, cuidando de ampará-la legalmente.

Há muitas dúvidas sobre como se deve proceder a contratação de um advogado criminalista. Mas saiba que há algumas características que, algumas vezes, não são verificadas antes de contratar esse profissional.

Confira neste post algumas dicas do que fazer antes de contratar um advogado criminalista.

1) Verificar o histórico do profissional.

Antes de realizar a contratação de um advogado é necessário que você faça uma análise dos antigos trabalhos que ele realizou. Você pode buscar informações sobre o tempo de experiência que ele possui, a formação e a área de formação.

2) Confirmar a habilitação do profissional.

Atualmente esse serviço pode ser feito utilizando a internet. Para isso, acesse o site do CNA (Cadastro Nacional de Advogados) e analise as informações contidas sobre o profissional em questão. O site do CNA é administrado pela OAB, por isso você tem a facilidade de verificar se o profissional está regularmente cadastrado e de esse cadastro está ativo.

3) Exija sempre um contrato de serviço.

Uma das maiores dores de cabeça das pessoas que tentam resolver pendências na justiça é em relação ao valor total pago ao advogado que a representa. Por isso é imprescindível a confecção de um contrato de serviços que estabeleça, além do valor, o tempo em que haverá a prestação do serviço e a descrição de cada atividade que será feita pelo advogado.

4) Solicitar informações do caso.

Como contratante você tem direito de ter informações sobre o andamento do processo. Por isso, mantenha-se sempre a par de todos os trâmites. Se por acaso você sentir que o advogado não está dando retorno, pode optar por cobrar ou esperar que ele comece a passar as informações que deseja.

5) Tenha em mãos o recibo de pagamento.

Toda vez que for realizar algum pagamento dos honorários do profissional exija um recibo. Assim terá como provar o pagamento do serviço caso necessite futuramente.

6) Tenha cuidado ao pesquisar na internet.

Hoje há muitos profissionais do ramo que possuem escritórios online. Por isso é fácil encontrá-los na rede. Mas tenha atenção ao pesquisar sobre os casos criminais na internet, pois muitas informações podem ser falsas. Não se deixe levar pelo sucesso ou fracasso de um profissional em um caso, isso não substitui o auxílio jurídico.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *