Conheça o Parque Nacional Arches, a maior concentração de arcos de pedra do mundo

A maior diversidade de arcos naturais e outras formações geológicas do mundo fez desse parque nacional no Utah uma região única. Situado em um deserto elevado, a variação extrema de temperatura e a erosão por parte do vento e da água acabaram por transformar o arenito multicolorido da região em nada menos do que 2.400 arcos e rochas em equilíbrio delicado, monólitos e pináculos incomuns.

No parque, um buraco na rocha deve ter no mínimo 1m de um lado ao outro para que possa ser oficialmente classificado como arco. O Delicate Arch é o símbolo do parque. É, talvez, um aos marcos americanos mais notáveis e já apareceu em inúmeros livros, filmes, postais e calendários. Tem um vão de cerca de lOm e possui 15m de altura.

Os arcos gêmeos do Double Arch, presentes em vários filmes de faroeste, entrecruzam uma falha entre dois afloramentos rochosos a uma altura de 45m. Embora não seja tão conhecido, o Landscape Aich alcança a incrível altura de 100m. Foi aqui que, em 1991, ocorreu um salto mais drástico na evolução geológica do parque.

Um pedaço de rocha maciça com 20m de comprimento, 3m de largura e 1m de espessura se desprendeu da parte de baixo do arco, deixando apenas uma fina faixa de rocha para sua sustentação. Em termos de cronologia geológica, os dias do Landscape Arch estão contados. O turismo só chegou a essa área recentemente, mas há indícios de que a região foi habitada há milhares de anos.

Os caçadores paleolíticos migraram para lá cerca de 10 mil anos atras e descobriram que aquelas rochas eram perfeitas para talhar ferramentas de pedra. Hoje, há diversos caminhos para veículos com tração 4X4 e trilhas para caminhadas que levam o visitante até os arcos e desfiladeiros, você pretende visitar essa área, deve se precaver, pois a água é escassa e a temperatura costuma alcançar tórridos 40°C durante os meses de verão.