Quem recebe BPC/LOAS pode contratar Crédito Consignado?

Infelizmente nem todos os benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) são consignados. Com base na LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social, os beneficiários do Benefício da Prestação Continuada (BPC) não podem contratar crédito consignado. 

Visando esse fator, foi apresentado na Câmara dos Deputados um Projeto que está ainda em processo de votação, pela CFT – Comissão de Finanças e Tributação. Caso o Projeto seja aprovado, pessoas que recebem um salário mínimo, estarão hábitos a terem acesso a esse crédito. 

Caso seja funcionário público, aposentado ou pensionista, os descontos vão ocorrer na folha de pagamento, neste caso, no extrato de pagamento do benefício. Visto que, o BPC/LOAS são atualizados a cada dois anos. 

Após passar por todo o processo, para que o crédito seja aprovado, deve ter a confirmação do sujeito e as informações bancárias devem ser do solicitante, ou seja, o titular do benefício.

Por fim, caso esteja precisando de dinheiro, recomendamos procurar também por outras opções e ficar atento aos juros que serão cobrados pela instituição financeira. 

Outros Pontos 

Assim que o crédito é aprovado o prazo de pagamento deve ser de acordo com a revisão. Por exemplo, durante o processo da solicitação do crédito, o titular informa a data de revisão do benefício. Como o BPC/LOAS tem o prazo de renovação a cada dois anos, o contratante tem o período de pagamento em 12 meses;

O INSS tem a obrigatoriedade de informar ao banco o tempo restante que falta para liquidar a dívida até o período da revisão do benefício;

O INSS também deve informar ao banco, caso o titular ou o sistema informe o cancelamento ou suspensão do BPC.

Cancelamento ou suspensão do benefício

O banco financiador do crédito é sempre informado quando há cancelamento ou suspensão do BPC, eliminando a possibilidade de um novo crédito consignado.

O crédito consignado é a melhor opção?

Esse serviço é sempre a melhor opção por oferecer vantagens maiores em questão dos juros baixos e parcelas pré-fixadas. Não podemos deixar de mencionar, que o desconto pode ser feito automaticamente diretamente no SPC ou Serasa.