Como se aposentar com loas e BPC

A aposentadoria é o assunto mais comentado no dia a dia das pessoas, por conta da necessidade entre as famílias menos favorecidas, mas muito se fala sobre o LOAS e BPC, siglas que definem o auxílio no valor de um salário mínimo. 

Pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais, tem direito a receber um salário mínimo, ainda que nunca tenham contribuído para a Previdência Social. Desde que comprovem a necessidade do benefício.

Diferença entre o LOAS e BPC

Por ser o assunto mais falado entre os brasileiros, acabam confundido as informações, ou seja, o LOAS e BPC não possuem diferença alguma. O BPC é a sigla dada ao nome Benefício de Prestação Continuada, é uma prestação mensal no valor de um salário mínimo, sem direito ao abono salarial e décimo terceiro salário. Por sua vez, o LOAS é a Lei Orgânica da Assistência Social. Em outras palavras, o LOAS é a lei que regulariza o pagamento do BPC.

Quais os requisitos para que o idoso possa receber o benefício?

Para o idoso ter direito ao benefício, precisa ter 65 anos ou mais, homem ou mulher, não pode estar recebendo nenhum outro benefício. Apesar de ser um auxílio assistencial, a solicitação tem que ser feita no INSS, sendo esta entidade é responsável pela análise do requerimento.

Tem idade mínima para pessoas com deficiência?

Não! Pessoas que possui incapacidade a longo prazo, de natureza física, sensorial, intelectual ou mental, situações que impeçam exercer alguma atividade profissional de qualquer idade têm direito ao benefício.

Caso a renda familiar seja de baixa renda tem direito ao benefício?

Neste caso, a avaliação é feita por meio da assistente social. É através deste relatório feito pelo profissional que você apresentará no INSS no dia do protocolo do pedido.

Caso a família precise do benefício, mas o INSS não aceita o pedido, o interessado pode recorrer na justiça com ou sem um advogado. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *