Veja como viajar de graça pelo Brasil

Viajar é sempre bom. Conhecer novas paisagens, novas pessoas e passear, quem não gosta? Várias pessoas só podem fazer isso uma vez por ano nas férias. Mas há aquelas que aproveitam cada feriado que aparece. Sem contar com as que trabalham viajando por diversas cidades.

Os custos gerais de uma viagem podem ser altos, só as passagens levam uma boa parte do orçamento total. Todavia, poucos sabem que existem formas de viajar de graça pelo Brasil. É sobre isso que falaremos neste post. Continue conosco!

Como viajar de graça pelo Brasil?

É possível viajar através de um benefício concedido pelo governo. Trata-se do ID Jovem. Esse benefício foi regulamentado pelo Decreto 12.852/13. Está direcionado a todos os jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os jovens possuem vagas gratuitas em transportes interestaduais e pode viajar por todo o país. Sejam transportes rodoviários, trens ou embarcações, basta apresentar o ID Jovem junto com o RG e viajar.

Como fazer o cadastro no ID Jovem?

Para realizar o cadastro é necessário acessar o site do programa ou baixar o aplicativo ID Jovem. Vale salientar que apenas pessoas de baixa renda podem ter acesso ao programa. Além disso, é necessário possuir cadastro no CadÚnico (Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal) para ter acesso ao número do NIS (Número de Identificação Social). Com o NIS você pode abrir a página do usuário no site e acessar o aplicativo.

Como conseguir as passagens?

Você precisa fazer uma reserva, pelo menos, três horas antes da viagem. No momento da solicitação do bilhete apresente seu ID Jovem com o RG para que a gratuidade seja comprovada. Caso não haja mais lugares disponíveis, você pode ter acesso a uma passagem pela metade do preço.

O que fazer se a empresa recusar a solicitação?

Apresente uma reclamação formal na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Há sempre um posto de atendimento próximo às rodoviárias. Caso prefira ligar, basta discar o 166 que é a linha direta para reclamações desta instituição