Aluguel de carro por hora: Tudo que você precisa saber

Alugar um automóvel por hora pode deixar sua vida mais fácil em algumas situações. Seja em viagens, trabalhos, caso seu carro venha quebrar, roubos, etc. Antes de mais nada, é necessário ter conhecimento antes de ir a locadora e fechar contrato, ou seja, tomar precauções. Ficar atento aos cuidados de locação é fundamental, pois evitará problemas futuros e cobranças desnecessárias.

Quem pode alugar o veículo?

Não há uma lei estabelecida no Brasil, relacionada a idade que o cidadão precisa ter para alugar um automóvel, embora, na prática, as locadoras exigem que o motorista tenha 21 anos de idade ou mais. O motorista precisa ter o CNH permanente de no mínimo 2 anos. Além disso é necessário possuir cartão de crédito com limite para cobrir a franquia do seguro em caso de acidentes no nome do responsável da locação. Tais regras variam de acordo com a locadora.

Qual o requisito necessário na habilitação?

A CNH do condutor precisa estar em dias e ser apresentadas na locadora.

Quem pode conduzir o carro?

Antes de alugar um carro é necessário solicitar a locadora o cadastro de outro condutor, se precavendo de problemas futuros. Por exemplo, acidentes ou dirigir alcoolizado. Se porventura o veículo seja conduzido por alguém que não esteja cadastrado e venha acontecer algum acidente, o seguro não poderá cobrir os danos. Ou seja em nenhuma hipótese o veículo alugado pode ser conduzido por motoristas não cadastrados no sistema.

Leia o contrato parágrafo por parágrafo

Um dos erros clássicos dos brasileiros é assinar um contrato sem ler. Infelizmente o brasileiro tem uma deficiência prejudicial no dia a dia, leitura. Quando nota um contrato enorme, a famosa “preguiça” impede que o cliente leia, sem saber o que está assinando.

O cliente aluga por hora ou por quilometragem?

Voltamos ao subtítulo da leitura do contrato. O consumidor precisa ficar atento às informações contidas no contrato, visto que, existem duas maneiras de cobrar pelo serviço de locação, por horas e por quilometragem. Além disso, há a opção de alugar por dia ou por mês.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *