Confira algumas dicas de como se aposentar com LOAS e BPC

Vamos começar perguntando se você sabe qual é a diferença entre: O que é aposentadoria e qual a diferença do LOAS para o INSS? Pode parecer uma pergunta fácil, mas muitas pessoas confundem a aposentadoria com quaisquer outros benefícios, então vamos salientar que é importante o cidadão saber a diferença entre aposentadoria e benefícios pagos pelo INSS.

Então para início de tudo: O que é aposentadoria? Aposentadoria é a remuneração que um contribuinte recebe após concluir exigência mínimas relacionadas a sua profissão. É comum encontrarmos contribuintes que se afastam de suas atividades laborais após a aposentadoria, já que se trata de um período onde o trabalhador irá aproveitar de todo o período que ele investiu pagando na previdência social. Mas em muitos outros trabalhadores preferem continuar trabalhando, assim recebem um rendimento maior ( salário + aposentadoria ). 

Sendo assim a aposentadoria tem o objetivo de amparar pessoas que não possuem mais condições de estar em atividade, protegendo o cidadão de uma vulnerabilidade social. Portanto a Previdência Social garante a qualquer trabalhador um programa de segurança pública para prevenção de riscos financeiros. E nesse caso é obrigatória a participação de todos os trabalhadores. Esse programa é administrado pelo Ministério da Previdência Social através de uma autarquia conhecida como Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Agora vamos falar do Amparo de Assistência ao Idoso ou também conhecido como Benefício de Prestação Continuada – BPC. Ele é um benefício instituído pela lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e que não é pago pelo INSS, mas sim pelo órgão responsável que é o Ministério da Assistência Social. Esse benefício trata-se de uma ajuda ao segurado que não tenha contribuído o tempo necessário para a concessão de aposentadoria e tenha chego aos 65 anos de idade, sendo homem ou mulher que esteja vivendo em uma condição de miserabilidade. Então essas pessoas possuem o direito de se “aposentar” com um salário mínimo através desse benefício que garante que os mesmos não ficaram desamparados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *