Esclareça suas dúvidas de como se aposentar com o BPC/LOAS

Quando se trata de aposentadoria, vários problemas surgem. Muitas pessoas perguntam se existe mais de um tipo de aposentadoria, o que é necessário e quantos anos são necessários para solicitar a aposentadoria. A pergunta feita pelos brasileiros é: aqueles que nunca contribuíram para a previdência social se aposentam? Vamos ver!

O BPC é um tipo de aposentadoria?

Embora o problema pareça simples, não é o caso! Muitas pessoas confundem o BPC com a aposentadoria. Portanto, é extremamente importante que os cidadãos tenham o conhecimento necessário para distinguir a aposentadoria dos benefícios cedidos pelo INSS.

Para entender melhor essa afirmação, veja um pouco do conceito de aposentadoria e sobre as características do BPC.

O que é uma aposentadoria?

A aposentadoria é um tipo de remuneração a que os usuários têm direito após concluir os requisitos mínimos para sua profissão. É normal encontrar funcionários que terminem suas atividades após a aposentadoria. Em outras palavras, a aposentadoria é um momento crítico para os contribuintes descansarem ou desfrutarem, e a seguridade social paga por esse período.

Vale ressaltar que os contribuintes podem continuar realizando atividades de acordo com circunstâncias específicas. A aposentadoria é um mecanismo que fornece apoio a pessoas que não podem mais se envolver em atividades profissionais e, portanto, assume total responsabilidade pela proteção dos cidadãos contra danos sociais.

O principal objetivo da seguridade social é garantir que os trabalhadores participem de programas de segurança pública e protegê-los de riscos financeiros. Todos os trabalhadores devem participar desta atividade. O Ministério da Previdência Social, através de atribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é o gerente geral do programa.

Como funciona o BPC?

O LOAS e o BPC são um tipo de assistência aos idosos, comumente conhecido como Benefício de Prestação Continuada e Lei da Orgânica da Assistência Social. Esta última dá suporte ao BPC, cuja intenção não é ser paga pelo INSS, mas pelo Ministério da Assistência Social.

O BPC é um recurso básico que pode ajudar idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade. Em outras palavras, o bem-estar é voltado para pessoas que não têm oportunidade de contribuir para a seguridade social.

Além disso, o BPC não dá ao cidadão o direito de receber benefícios comuns a trabalhadores, como o décimo terceiro salário, por exemplo. Os dependentes do beneficiário não possuem direito a pensão por morte. Diferente da aposentadoria.

Se você tem 65 anos ou um membro da família com alguma deficiência ou outras características, saiba que você tem direito a esse benefício.