5 coisas que você precisa saber antes de comprar uma motocicleta

Quase 25.000 motocicletas foram registradas no Brasil em 2019. Aqui está uma visão geral dos elementos financeiros a serem levados em consideração, se você planeja começar a motorizar este ano.

Os consumidores optam principalmente por scooters leves e motocicletas práticas (básicas / roadsters e enduros de viagem): a categoria de 125cc registrou um forte crescimento. Essas motos e scooters são práticas para circular na cidade e fazer distâncias curtas para alcançar cidades maiores. Convencido ou não? Aqui estão alguns argumentos financeiros adicionais para investir em uma motocicleta (elétrica ou não) e, talvez, (permanentemente) abandonar seu carro.

Financiamento

Atualmente, alguns bancos oferecem tarifas promocionais para motocicletas acima de 250 cc.

Tributação

Do ponto de vista tributário, uma motocicleta é mais atraente que um carro. De fato, qualquer pessoa que se desloque ao trabalho ou a utiliza em viagens de negócios pode deduzir totalmente todos os custos que esta motocicleta lhe custa: combustível, seguro, imposto (de circulação), manutenção, reparos e até Equipamento para motociclistas, nomeadamente botas, capacete, cadeado e porta-malas.

Além disso, a compra de um ciclomotor elétrico, concede o direito a um benefício fiscal no valor da compra, desde que cumpra determinadas condições. Ele deve:

• Estar equipado exclusivamente com um motor elétrico (portanto, os híbridos são excluídos);

• Ser capaz de transportar pelo menos duas pessoas;

• Exigir a posse de uma carteira de motorista;.

Motocicleta elétrica

“Se o fornecimento de motocicletas e motonetas elétricas ainda é limitado no momento, está progredindo, de acordo com a Febiac. Entre janeiro e novembro de 2018, foram registradas 151 scooters e motocicletas elétricas. Esse número já ultrapassa o de 2017, ano durante o qual 120 cópias elétricas receberam uma placa de matrícula. Em 2013, o total foi de apenas 45 registros “.

Seguros

Embora a maioria das seguradoras oferece condições especiais na cobertura do carro durante o Salão do Automóvel, isso é muito menos o caso das motocicletas. Dito isto, em geral, se você já possui seguro de automóvel com uma seguradora em particular, esta lhe dará uma redução no seu seguro de moto.