Nissan Ariya SUV elétrico: estreia mundial online no dia 15 de Julho

A Nissan publicou uma prévia de sua resposta ao Tesla Model Y, o novo SUV elétrico Ariya que será lançado em 2021, mas a confirmação de seu design permanecerá fiel ao carro conceito de salão de automóvel de Tóquio de 2019 com o mesmo nome.

Já exposto em imagens de patentes apresentadas no Japão em abril, o SUV principal da Nissan, equipado com bateria, apresentará os mesmos faróis finos e uma grade trapezoidal invertida dominante como o conceito que o visualizava. O que é diferente são as entradas de ar finas e triangulares que parecem ter adotado pequenos indicadores adicionais ou faróis de neblina em sua base. 

Enquanto isso, a menor entrada de ar do para-choque apresenta mais partições, enquanto o perfil lateral indica que a Nissan planeja posicionar a porta de carregamento acima do volante no para-choque dianteiro.

Design

Não se sabe se a Nissan planeja empregar as câmeras de visão traseira do conceito no Ariya de produção ou se o SUV de plug-in avançado contará com espelhos retrovisores convencionais.Mas, além das rodas menores, o veículo de produção parece quase idêntico ao conceito no perfil lateral, se você ignorar a antena da barbatana de tubarão.

O design do carro-conceito continua na traseira, onde a versão de produção apresenta um contorno preto onde o limpador traseiro será posicionado. Baseado na nova arquitetura da plataforma CMF-EV da Nissan, o Ariya mede 4600 mm de comprimento, apenas 40 mm a menos que o X-TRAIL da montadora.

Velocidade e tecnologia

Definida para ser alimentada por dois motores elétricos, com 227kW e 680Nm de torque, a Nissan promete que o Ariya será “quase tão rápido” quanto o balístico Nissan GT-R. Espere um tempo de 0 a 100 km / h em torno de três segundos, mas uma velocidade máxima significativamente menor que o GT-R. Além de ser rápido em uma linha reta, o Ariya apresentará uma tecnologia avançada de controle de chassi que alega elevar os níveis de curvas e de frenagem para combinar com os veículos de desempenho mais recentes da marca. 

Enquanto isso, a inteligente tecnologia de frenagem regenerativa visa reduzir o mergulho e o tom associados aos carros elétricos. Criado para ser um rival direto do Tesla Model Y, o Nissan SUV de emissão zero também terá um alcance de 500 km. De acordo com o último comunicado de imprensa da Nissan, a grade de ‘blindagem’ do Ariya incluirá uma série de sensores para facilitar as mais recentes funções de assistência ao motorista ProPilot da montadora, que permitirão a condução autônoma de nível 3 (mãos e olhos) na estrada.

Além disso, o Nissan Ariya terá uma cabine moderna e sofisticada, oferecendo o espaço de um SUV maior. Pensa-se que o sistema operacional de informação e entretenimento de última geração da Nissan também seja introduzido juntamente com a tela de toque de informação e entretenimento de 12,3 polegadas do EV. Ainda não há informações sobre o preço do Nissan Ariya, que fará sua estreia mundial online em 15 de julho.