Aluguel X compra de carro: qual é o melhor para você?

Embora possuir o veículo (eventualmente) seja uma meta para a maioria das pessoas, para algumas pessoas há uma vantagem no aluguel para garantir que você sempre dirija o melhor e o mais recente e pague uma taxa mensal mais baixa.

Os acordos que incluem financiamento de zero por cento, especialmente neste momento de crise, tornam altamente desejável comprar em vez de alugar para aqueles que podem fazê-lo funcionar financeiramente. De qualquer forma, reserve um tempo para fazer as contas e entender o que você está ganhando (ou perdendo) por sua escolha.

Decisões

A vida é cheia de decisões, especialmente quando se trata de comprar um carro. A primeira decisão nesse processo é sem dúvida uma das mais importantes: você deve financiar ou alugar? A resposta é mais complicada do que parece, porque você precisa considerar sua situação financeira (também conhecida como o que pode pagar) e identificar o que deseja de um veículo novo.

Para ajudá-lo a navegar neste território potencialmente desconhecido e tomar uma decisão fundamentada, identificamos algumas das principais vantagens e desvantagens do aluguel versus compra.

Diferenças entre a locação e a compra de um veículo

Para quem não conhece a diferença entre aluguel de veículo e financiamento, deixe-nos montar o cenário. A locação de um carro novo é basicamente um contrato de aluguel em que são feitos pagamentos para emprestar o carro por um período específico de tempo. No entanto, após a expiração do contrato, o veículo deve ser devolvido ao revendedor.

O arrendatário não recebe nada em troca e provavelmente precisa iniciar o processo de compra novamente. Financiar um carro novo é essencialmente fazer pagamentos para ser o dono do carro para sempre (0r pelo menos por um longo tempo).

Ao financiar, o comprador paga o custo total do veículo durante o curso do empréstimo. O aluguel é um processo diferente, e um pouco mais complexo, em que o arrendatário paga a diferença entre o preço de venda do veículo e o valor depreciado do veículo durante o prazo do aluguel. Ambos os métodos terão algum tipo de elemento de juros, mas isso depende da taxa de juros definida pelo credor.

Prós e contras do financiamento

A propriedade pode ser uma vantagem a ser considerada quando você pensa em financiar um carro novo. Aqueles que podem pagar dinheiro como patrimônio em um carro novo provavelmente escolherão comprá-lo. Além disso, atualmente existem ofertas de financiamento de zero por cento que são muito atraentes para as pessoas que desejam contratar um empréstimo. No entanto, a demanda pode levar a que os modelos populares sejam muito caros.

Como reconhecer um bom contrato de locação

Aqueles que tomarem a decisão de alugar em vez de financiar deverão considerar alguns outros detalhes além dos limites de pagamento mensal e quilometragem antes de assinar um contrato. Fazer compras e encontrar a melhor oferta parece bastante óbvio, mas não tenha medo de entrar em contato com várias concessionárias e comparar cada uma de suas ofertas no modelo em que você está interessado.

Os sites dos fabricantes e revendedores são excelentes fontes de acordos de locação atualizados. No entanto, esteja ciente de anúncios fraudulentos de revendedores que prometem baixos pagamentos mensais, porque essas promoções deixam de fora inúmeras taxas e impostos que podem aumentar significativamente seu pagamento real.

Conclusão

Por fim, certifique-se de negociar os termos do seu contrato de locação; não aceite apenas a oferta inicial do revendedor. Faça perguntas e compreenda e se sinta confortável com os pagamentos mensais finais. Tente evitar um adiantamento (ou pelo menos o mais baixo possível) ao negociar um contrato. Não há benefício a longo prazo em investir em um arrendamento, além de tornar seu pagamento mensal um pouco mais agradável.